Monday, January 31, 2005

O Grande Trio e o Grande Solista ou Holismo versus Reducionismo

No contexto do Reducionismo materialista e do Positivismo lógico saídos do Iluminismo eis uma pedrada no charco da via única que nos conduziu ao mundo da planura.

Eis algumas das várias formas assumidas pelo Grande Trio(simplificação dos Quatro Quadrantes:

Eu(Esquerda Superior):consciência,subjectividade,eu,auto-espressão(incluindo a arte e a estética),veracidade,sinceridade.
Nós(Esquerda Inferior):ética e moral,mundividências,contexto comum,cultura;significado intersubjectivo,compreensão mútua,adequação,justeza.
Isto(Lado Direito): ciência e tecnologia,natureza objectiva,formas empíricas(incluindo o cérebro e os sistemas sociais);verdade proposocional(adequação singular e funcional).
(para melhor compreensão ver a página http://www.imprint.co.uk/Wilber.htm )

A ciência-a ciência empírica-trata dos objectos,"istos",recorrendo a padrões empíricos.A moral e a ética dizem respeito a "nós" e ao nosso mundo intersubjectivo.A arte concerne a beleza no olhar do observador,o "eu".E é verdade,isto corresponde,essencialmente,à distinção de Platão:o Bem(moral,"nós"),o Verdadeiro(no sentido da verdade proposocional,verdades objectivas,ou "isto") e o Belo (a dimensão estética conforme apreendida por cada "eu").
O Grande Trio corresponde também aos três mundos de Karl Poper--objectivo(isto),subjectivo(eu) e cultural(nós).E o Grande Trio corresponde também às três afirmações de validade de Habermas: verdade objectiva,sinceridade subjectiva e justeza intersubjectiva.
E,de enorme importância histórica,o Grande Trio surgiu na trilogia profundamente influente de Kant.
O paradigma fundamental do Iluminismo reduziu todos os "eus" e "nós" a meros "istos".O pensamento iluminista dominante de que toda a realidade podia ser apreendida através da linguagem do tipo "isto" que,por si só,se supunha ser "realmente real".Assim reduziu o Grande Trio à grande planura da linguagem do tipo "isto"..Por outras palavras,reduziu todas as dimensões do lado Esquerdo aos seus correlativos do Lado Direito--reducionismo subtil.
Os grandes e inegáveis avanços das ciências empíricas ocorridas desde o Renascimento até ao Iluminismo(não confundir com Iluminados) fizeram crer que toda a realidade podia ser tratada e descrita na linguagem monológica do Isto,em termos cientificos objectivos.E,reciprocamente,se algo não podia ser estudade e descrito de uma forma objectiva e empírica,não era "realmente real".O Grande Trio foi reduzido ao Grande Solista do materialismo científico,dos exteriores científicos,dos objectos e dos sistemas.
O Grande Trio transformou-se no Grande Solista da planura!


http://www.imprint.co.uk/Wilber.htm
http://wilber.shambhala.com
www.planetanews.com/produto/L/35388
www.yogakai.com/wilber.htm

A Caminho do Global

Uma Breve História de Tudo é uma incursão apaixonante,acessivel e prática pela história da consciência.Ken Wilber
analisa o curso da evolução enquanto manifestação reveladora do Espírito,desde a matéria(o Cosmos)à vida(a biosfera)e à mente(a consciência humana),incluindo os estádios mais avançados da evolução espiritual,quando o Espírito adquire consciência de si próprio.Segundo o autor,em cada um destes domínios da evolução existem padrões recorrentes,os quais,sujeitos a análise atenta,nos permitem aprender muito sobre a situação dificil que atravessa o nosso mundo e a direcção que a humanidade deve tomar se pretender que a transformação global se torne realidade.
Creditado com o desenvolvimento de uma teoria do campo unificado da consciência--uma sintese e interpretação das grandes tradições psicológicas,filosóficas e espirituais do mundo--,Ken Wilber é talvezz o filósofo mais abrangente do nosso tempo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


 

sponsorFree Hit ipt>


<!--WEBBOT bot=